- Janeiro 29, 2021
- Publicado por: jalves
- Categoria: Tendências no Turismo

Tendência 1. Segurança e Higiene decidem destino
Em 2021, os turistas terão a segurança sanitária e as condições de higiene no centro das suas decisões antes de comprarem viagens, ou reservarem alojamento ou atividades de animação turística. Este comportamento irá determinar uma maior procura por destinos e serviços que sejam transparentes nas suas políticas de higiene, e as comuniquem de forma clara e integral.
Tendência 2. Descobrir os destinos em grupos mais restritos
Uma das tendências é que os turistas vão preferir viajar em grupos mais restritos (ex: família, amigos mais próximos) evitando partilhar experiências com outras pessoas.
Isto permite que a experiência ou visita seja mais personalizada, criando um sentimento de maior proximidade com o serviço que está a usufruir, ou com o destino que está a conhecer.
Para aproveitar este “upgrade” os turistas deverão estar, mesmo, predispostos a pagar mais pela exclusividade.
Tendência 3. Reservas Last Minute vão aumentar
Os turistas ainda vão manter em 2021 a tendência de reservar voos, alojamento e experiências mais próximo das datas da viagem.
Tendência 4. Repensar em“Co-working spaces”
A adoção do teletrabalho por mais empresas, abre a possibilidade para que os profissionais articulem o seu fluxo de trabalho em “viagem”, em destinos e serviços que estejam preparados para tal.
O setor turístico, nomeadamente o alojamento, também tem vindo a trabalhar intensamente estas tendências para se reposicionar como opção para acolher este “novo turista” (ex: vários hotéis têm repensados os seus espaços para criar “co-working spaces”).
Tendência 5. Em busca da adrenalina, um turista mais ativo
Em 2021, os turistas devem procurar mais experiências de turismo ativo que lhes permitam exercitar, libertar-se e viver novas experiências.
Percursos pedestres, percursos cicláveis na natureza, atividades radicais (ex: rafting, canyoning, bungee jumping) deverão ser mais procuradas pelo turista de 2021, pois são capazes de transmitir mais liberdade e adrenalina.
Tendência 6. Viagens de sonho vão realizar-se
Gratidão por voltar a viajar. Este deverá ser o sentimento mais comum nos viajantes de 2021. Após um ano “limitados” os turistas verão 2021 como o momento ideal para realizar as suas viagens de sonho, assim que as condições de segurança nesses destinos se encontrem normalizadas.
Tendência 7. Continuar a descobrir o nosso país
Em 2020, os destinos mudaram o foco para atrair o turismo interno. Esta mudança de paradigma tornou possível projetar novos lugares, tradições e experiências que, até então, os turistas desconheciam. O interesse pelo próprio país aumentou consideravelmente, sendo um desses exemplos as pesquisas por “turismo rural em Portugal” que atingiram o pico da década em Maio de 2020.
Em 2021, é expectável que os turistas mantenham o interesse pelo próprio país e apresentem tendência para fazer mais viagens internas ao longo do ano, algo bastante positivo na ótica da redução da sazonalidade. Embora seja o ano em que as viagens internacionais “vão arrancar”, diversos turistas ainda manifestam mais confiança em permanecer nos próprios países, sobretudo no primeiro semestre.
Tendência 8. A viagem terá um compromisso com a sociedade
Destinos, hotéis, restaurantes, empresas de animação, rent-a-cars (outros) que apresentam, de forma clara e transparente, as suas políticas de sustentabilidade e de contributo para a comunidade, terão uma vantagem competitiva no mercado turístico em 2021. As certificações, quando atribuídas por entidades reconhecidas, vão ser mecanismos fundamentais para apoiar as empresas e destinos a diferenciarem-se no mercado turístico, indo, assim, ao encontro das necessidades e exigências do turista pós-pandemia.
Tendência 9. Fugas à rotina. Mais retiros no campo
As fugas para o campo serão uma das tendências de viagem que irão manter-se em 2021. Os turistas revelaram uma aptidão elevada por destinos que proporcionem uma experiência em comunhão com a natureza, num ritmo mais lento, permitindo quebrar a rotina citadina.
Tendência 10. Mais noites nos destinos
Os turistas em 2021 sentirão necessidade de diminuir o ritmo das suas viagens e permanecer mais noites nos destinos, para os descobrir mais profundamente.
Menos viagens ao longo do ano, mas mais longas serão comuns em 2021. E isto é sinónimo de mais gastos, maior consumo no comércio local, mais participação e respeito pela cultura.
https://www.ipdt.pt/tendencias-viagem-turismo/