As maiores tendências em tecnologia para o Turismo Hoteleiro em 2021

Migração para a cloud
As comunicações cloud oferecem aos hotéis oportunidades de eficiência de backoffice a um baixo custo de aquisição. É uma escolha mais simples para pequenos hotéis, mas as grandes empresas hoteleiras também estão a estudar como as tecnologias cloud podem simplificar as operações, reduzir as necessidades de pessoal e fornecer uma melhor experiência aos hóspedes. O desafio continua a ser, garantir fiabilidade e segurança.


A automação de serviços através de Inteligência Artificial
Automação continua a ser uma tendência que vai, e está já a mudar a forma como os hóspedes são servidos. Com os avanços em Inteligência Artificial (IA), os hotéis estão à procura de novas formas de interagir com os hóspedes de forma digital, enquanto libertam tempo à sua equipa para trabalhar noutras tarefas.


Aplicações integradas para hóspedes
A maioria dos hotéis já tem algum tipo de app móvel, mas estão a adicionar novos recursos todos os dias. Os programadores que trabalham no mercado hoteleiro estão a oferecer recursos interessantes que podem ser integrados nessas apps e que garantem aos hóspedes uma maior capacidade de interagir com a equipa do hotel e até com outros hóspedes da unidade.


Livrar-se do toque
Além do aumento da importância que trouxe à automação e ao atendimento automático, a pandemia realçou a necessidade de reconsiderar a forma como os hóspedes interagem com todas as banalidades do dia-a-dia num hotel. Desde sensores de movimento que ligam as luzes ao controlo de eletrodomésticos por voz, aos avanços em dispositivos IoT e o processamento de linguagem natural (Natural Language Processing – PNL) deram aos hotéis e aos programadores, o kit de ferramentas para trazer essas tecnologias emergentes para apps integradas para hóspedes, fornecendo experiências futuristas. Mesmo os recursos existentes, como as chaves digitais do quarto, que permitem aos hóspedes desbloquear as portas através dos seus telefones, estão a ganhar um interesse renovado. A redução do contato com as superfícies que são frequentemente tocadas permite que os hóspedes fiquem em segurança e que as equipas de limpeza higienizem e preparem os quartos com mais rapidez.


Dispositivos móveis sem fios para a equipa
Já popular no setor hoteleiro e noutras indústrias por toda a europa, o SIP-DECT é uma alternativa que possibilita a mobilidade para VoWLAN e para redes baseadas em rádio que está a começar a dar nas vistas, também na América do Norte.


Serviços com base em localização
Saber em qualquer momento onde estão localizados os funcionários e os hóspedes do hotel, acaba por oferecer vários tipos de oportunidades para melhorar a experiência do hóspede – desde a prestação de serviços aos mesmos onde quer que estejam, até ao apoio à equipa de eventos para a mesma funcionar com maior eficácia. Alguns recursos baseados na localização do funcionário já estão também disponíveis através das tecnologias SIP-DECT.


Avaliação social
Os hóspedes têm muito a dizer sobre as suas experiências nos hotéis, e nem sempre dizem isso diretamente às unidades. E num mundo de hospitalidade, em que o palavra-passa-palavra e as avaliações online têm cada vez mais influência, os hotéis devem começar a investir cada vez mais em ferramentas para escutar os comentários nas redes sociais. Essas ferramentas permitem que os hotéis descubram os desejos, as necessidades e as reclamações dos hóspedes, entre muitas outras coisas – e entrem na conversa, se isso fizer sentido. Alguns até permitem que fique de olho na concorrência.

Análise Preditiva Previsional
É uma forma de usar o passado para projetar o futuro do seu negócio. À medida que cada vez mais tecnologia é adicionada para melhorar a experiência do hóspede, o software e os dispositivos vão produzir mais e mais dados sobre como os hóspedes interagem com a equipa e as comodidades do hotel. Com base em quando as luzes ou a TV são ligadas, a equipa vai poder saber quando um hóspede acorda. Com a aplicação móvel nos dispositivos e sensores IoT em todo o hotel, a equipa pode saber quanto tempo leva para ir de qualquer sala ao lobby. Esses perfis podem ser gravados e pode acompanhar os hóspedes conforme vão de divisão em divisão, adaptando a sua experiência para ser mais consistente, independentemente de onde estejam hospedados.

Fonte: MITEL, https://comunicacoesempresariais.com/2021/01/12/as-10-maiores-tendencias-em-tecnologia-para-o-turismo-em-2021/

 



Deixe um comentário