
COVID-19: Açores
O ano de 2019 foi, sem dúvida, excelente em termos turísticos para os Açores.
Pela primeira vez na história do Turismo nos Açores ultrapassou se os 3 milhões de dormidas, número impensável de ser atingido há 5 anos atrás.
A excelência e exclusividade dos produtos e recursos turísticos, os novos alojamentos, mas também aqueles alvo de requalificação, o empenho e trabalho de todos os empresários, mas também a estratégia orientadora no rumo da sustentabilidade prosseguida pela Governo Regional, permitiram alcançar níveis de notoriedade internacional do destino Açores muito interessantes.
Infelizmente, o cenário mudou radicalmente a partir de março de 2020 com uma pandemia provocada pelo vírus SARS CoV 2 e uma quebra de confiança na procura turística mundial sem precedentes A confirmarem se as projeções de redução de 75 nas dormidas nos Açores em 2020 registaremos sensivelmente 750 000 dormidas. Será preciso recuar 20 anos, ao longínquo ano 2000 para observar um registo inferior de dormidas, mas com uma oferta de camas atual incomparavelmente maior.
A situação para o setor é muito preocupante e as perspetivas dadas pela Organização Mundial do Turismo apontam para uma recuperação lenta e gradual até 2024.
Apesar deste cenário desolador, existe uma mensagem de alento que tem sido aceite pelos maiores especialistas mundiais em turismo, que os destinos com maiores índices de exclusividade, com elevado foco em produtos de turismo de natureza e com estratégias de posicionamento sustentável, terão maior rapidez na recuperação de fluxos turísticos.
O Observatório do Turismo dos Açores tem acompanhado de perto a pandemia e está comprometido em contribuir para a monitorização e análise dos impactos do COVID-19 no sector turístico:
COVID-19: Mundo
A economia nacional e regional está enfrentando desafios sem precedentes devido à pandemia COVID-19. Sabemos que a pesquisa é necessária para orientar nossa a resposta coletiva para decisões sejam as melhores baseadas em fatores da nossa realidade.
A pesquisa abaixo quantificará os impactos do COVID-19 em uma base contínua.
COVID-19: Portugal
O Turismo de Portugal dispõe no seu website de uma área dedicada à COVID-19, onde se encontram agregadas informações e recomendações de resposta aos impactos que a pandemia apresenta ao turismo mundial. São exemplos destes, que ajudam na informação essencial para a gestão da COVID-19 no setor do alojamento para turistas e o documento de apoio ao emprego e à economia através das viagens e do turismo. Partilhou, igualmente, uma avaliação do impacto da pandemia COVID-19 no turismo internacional, desenvolvida pela Organização Mundial do Turismo.
Caso tenha interesse em aceder à documentação desenvolvida pelas entidades internacionais é só aceder ao seguinte link: