Conferência Internacional de Turismo Criativo

  • Outubro 11, 2017 - Outubro 13, 2017
  • Universidade dos Açores, Ponta Delgada, São Miguel, Açores

Conferência Internacional de Turismo Criativo: “Culture, Sustainability, and Place: Innovative Approaches for Tourism Development”

A Conferência Internacional Culture, Sustainability, and Place: Innovative Approaches for Tourism Development, organizada pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, pela Thompson Rivers University, pela Universidade dos Açores e pelo Observatório de Turismo dos Açores, decorreu na Universidade dos Açores, no campus de Ponta Delgada, entre 11 e 13 de outubro de 2017.
O principal objetivo desta conferência foi o de analisar as dimensões a importância da cultura no turismo sustentável e no desenvolvimento local. Mais especificamente, promoveu-se um debate alargado sobre:

  • As dimensões culturais do turismo sustentável;
  • As abordagens estratégicas e as condições necessárias para que o turismo de base cultural seja sustentável;
  • As boas práticas no desenvolvimento do turismo cultural e criativo;
  • O papel e a importância do mapeamento cultural no desenvolvimento do turismo criativo.

Durante a conferência, foram 4 os oradores principais, 3 as sessões plenárias e 23 as sessões paralelas. Estas últimas, que decorreram durante os períodos da tarde, envolveram 3 seminários de desenvolvimento profissional que visaram aproximar os investigadores dos agentes culturais e artistas.
O evento foi dirigido à comunidade académica, aos profissionais do turismo e aos agentes culturais regionais. A componente de investigação, principalmente a desenvolvida nas áreas da gestão do turismo, marketing, história, património histórico-cultural, sociologia, antropologia, comunicação, artes performativas e visuais, estudos ambientais; alia-se à componente prática. Com isto, promover-se-á um debate interdisciplinar que permitirá potenciar o desenvolvimento da criatividade aliada à cultura e ao turismo.

A conferência Culture, Sustainability, and Place: Innovative Approaches for Tourism Development enquadra-se nas comemorações do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, proclamado pela Organização das Nações Unidas e está a ser promovida no calendário de eventos da Organização Mundial do Turismo:

https://tenthvac.com/sustainable-tourism/

Mais informações no website do evento: (http://www.ces.uc.pt/eventos/culture_sustainability/)

Eventos recentes
O Alojamento Local em Portugal: Ameaças e Oportunidades
  • Maio 5, 2017
  • Azoris Royal Garden, Ponta Delgada, São Miguel, Açores
Como podemos ajudar?

Caso tenha alguma dúvida, questão ou sugestão, entre em contato conosco, preenchendo o nosso formulário.