I Fórum da Plataforma Nacional de Turismo

9 de maio de 2024 - Universidade de Aveiro

É com prazer que anunciamos a participação do Professor Carlos Santos, presidente do Observatório do Turismo dos Açores, no I Fórum da Plataforma Nacional do Turismo, que ocorrerá no dia 9 de maio, em Aveiro.

Este evento, que se realiza em paralelo com a Conferência Internacional INVTUR 2024, é uma reunião de vanguarda para profissionais, académicos e entusiastas do setor de turismo.

O I Fórum da Plataforma Nacional de Turismo é uma plataforma essencial para debater o impacto significativo do turismo na economia nacional, destacando o seu papel crucial no PIB, emprego, investimento e desenvolvimento regional. O evento focará em como o turismo pode ser uma alavanca para o crescimento económico sustentável, integrando-se harmoniosamente com setores como a agricultura, a saúde e bem-estar, e a tecnologia.

Objetivos do Think Tank Setorial do Turismo em Ilhas

Durante o Fórum, também será destacada a iniciativa do Think Tank setorial do Turismo em Ilhas do PNT, que visa promover a discussão sobre as especificidades do Turismo em Ilhas, especialmente aquelas de pequena dimensão com ecossistemas frágeis e voltadas para o turismo de natureza e cultural. Este grupo é composto por docentes e investigadores da área do Turismo, responsáveis pela administração central e representantes de grupos empresariais:

  • Coordenação
    • Carlos Santos – Investigador do CEEApla (Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores e Presidente do Observatório do Turismo Sustentável dos Açores)
    • Carlos Costa – Presidente da Direção da PNT
  • Investigadores convidados
    • Gualter Couto – Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores
    • Ana Isabel Moniz – Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores
    • Teresa Medeiros –   Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores
    • Luiz Pinto Machado – Universidade da Madeira
    • António Manuel Martins de Almeida – Universidade da Madeira.
  • Personalidades convidadas de organizações turísticas
    • Carlos Picanço – Diretor Comercial e de Marketing da Futurismo Azores Adventures;
    • Cláudia Faias – Diretora do grupo hoteleiro Ciprotur;
    • Carolina Mendonça – Coordenadora da Estrutura de Sustentabilidade do Destino Turístico Açores;
    • Eugénio Neves – Diretor Geral do Turismo de São Tomé e Príncipe.

Os objetivos associados às várias vertentes do turismo sustentável em Ilhas pretendem:

  1. Discutir os principais desafios associados à problemática da sustentabilidade, criatividade e inovação no turismo insular;
  2. Discutir a problemática das acessibilidades em territórios insulares isolados e periféricos;
  3. Desenvolver políticas e estratégias de sustentabilidade do turismo em ilhas de pequena dimensão.

A participação do Professor Carlos Santos sublinha o compromisso do Observatório do Turismo dos Açores com o desenvolvimento de um turismo responsável e sustentável, que não apenas cresce em número de visitantes, mas também promove a coesão territorial e a preservação do património cultural e natural.

Além disso, a presença no I Fórum da Plataforma Nacional de Turismo garante acesso à Conferência Internacional INVTUR2024, que este ano apresenta 272 comunicações, 76 sessões paralelas, e a participação de 24 países.

Para mais informações acerca do programa: Programa do I Forum da Plataforma Nacional de Turismo