Valorização da Experiência Turística Através do Storytelling

  • Dezembro 12, 2014
  • Hotel do Colégio, Ponta Delgada, Açores

Valorização da Experiência Turística Através do Storytelling

O primeiro workshop empresarial de Storytelling e turismo a ter lugar nos Açores decorreu no passado dia 12 de dezembro no hotel do Colégio, em Ponta Delgada, e contou com a participação de dois oradores especialistas: James McSill e Ana Cristina Guilherme.
Ao longo de 5 sessões, cerca 80 participantes dos vários ramos do setor turístico tiveram a oportunidade de ficar a conhecer os elementos essenciais para promover os destinos e as empresas turísticas através da aplicação da técnica do Storytelling para criar experiências turísticas únicas.
As sessões permitiram verificar que existem uma série de procedimentos (simples, mas essenciais) que estão na base da construção de histórias memoráveis e que apesar do Storytelling se poder aplicar a qualquer ramo de atividade, no turismo, devido à sua componente de interação humana, a sua aplicação assume uma importância redobrada. A comunicação das histórias requer uma estratégia de marketing que seja capaz de aproximar o destino aos seus turistas potenciais, incentivando, deste modo a viagem.
Assim, através das sessões, foi feita uma chamada de atenção para as duas componentes do Storytelling (story+telling), tendo sido afirmado que na componente comunicacional (telling), o desenvolvimento de uma estratégia de marketing relacional (relação entre o destino e os seus potenciais visitantes) é um dos fatores críticos de sucesso.

James McSill

Um dos consultores de Storytelling com maior sucesso a nível mundial, reconhecido e elogiado pelo seu vasto trabalho na América Latina, América do Norte, Europa e, mais recentemente, na Ásia. James McSill, anglo-brasileiro, trilíngue e linguista de formação, tem mais de trinta anos de experiência na arte de conduzir autores a uma “história viável para publicação” e a sensibilizar líderes e organizações quanto aos benefícios do Storytelling como instrumento de trabalho e transformação.
Ele é fundador e diretor-executivo da McSill Ltd, assessoria literária (Inglaterra); chefe-executivo do McSill Story Studio (Brasil, Reino Unido, Portugal, Japão e EUA) e do McSill Story/ Transmédia Studio (York). Sempre foi pioneiro na indústria da escrita e na consultoria de histórias.
James McSill é autor de mais de uma dezena de livros, tem participado em inúmeras conferências e convenções , principalmente na área académica e dos recursos humanos (EUA, Brasil e México); conduz sessões de formação, seminários, workshops e palestras, dedicando-se também à consultoria relacionada com vários aspetos do Storytelling, alcançando uma audiência de mais de dez mil pessoas por ano.
James McSill tem como missão levar o maior número possível de pessoas a entender que a história pode mudar a História, transformando vidas, proporcionando satisfação, bem-estar e felicidade.

Ana Cristina Guilherme

Ana Cristina Guilherme é licenciada em Turismo e Gestão de Empresas Turísticas pelo INP, pós-graduada em Marketing: Comunicação e Imagem pelo IADE. Para além disso, ela tem certificação Internacional em Storytelling & Creative Brand Narrative e em Coaching e Practitioner de Programação Neurolinguística. Em adição à formação académica, Ana Cristina Guilherme conta com mais de 20 anos de experiência operacional em marcas hoteleiras nacionais e internacionais, tendo ocupado recentemente a posição de PR&Marketing Manager do Sheraton Algarve Hotel & Pine Cliffs Resort, Luxury Collection by Starwood.
Previamente tinha colaborado como Brand Manager da Tivoli Hotels & Resorts Portugal/Brasil e como responsável na área de Vendas e Corporate no grupo Regency Hotels & Resorts e no grupo internacional Club Med.

Próximos eventos
Como podemos ajudar?

Caso tenha alguma dúvida, questão ou sugestão, entre em contato conosco, preenchendo o nosso formulário.