- Março 9, 2023
- Publicado por: jalves
- Categoria: Eventos

O navio “ALEXANDER VAN HUMBOLDT II” pertence e é operado pela Deutsche Stiftung Sail Training (Fundação Alemã de Treino de Vela / DSST), com sede no porto de origem do navio, Bremerhaven.
A DSST é uma organização de caridade sem fins lucrativos. O seu objetivo é proporcionar a navegação tradicional em alto mar para pessoas de todas as idades, mas especialmente para jovens de 15 a 25 anos.
Recentemente este navio escola fez escala em Ponta Delgada e o comandante responsável pelas acções de formação dirigidas aos jovens navegantes, David Green, contactou o Observatório do Turismo Sustentável dos Açores para que os mesmos jovens tivessem a oportunidade de conhecer iniciativas de Turismo Sustentável nos Açores e, em particular, em São Miguel. Este contacto surgiu no contexto do projeto “CREATOUR AZORES”, o qual ganhou uma enorme visibilidade através da Conferência Internacional” Creative Tourism, Regenerative Development, and Destination Resilience”. Este evento foi promovido pelo Observatório do Turismo Sustentável dos Açores nos dias 8-10 de novembro de 2022, na Ribeira Grande, São Miguel.
O Presidente da Direção do OTA, e investigador e coordenador do responsável do projeto CREATOUR AZORES, Professor Carlos Santos, ficou encarregue de facilitar o contacto entre o navio escola e as entidades que promovam iniciativas relacionadas com o Turismo Sustentável e Criativo de base cultural em São Miguel, para que fosse preparada uma agenda de eventos, relacionada com as temáticas referidas anteriormente.
Foi com muito entusiasmo que, no passado dia 7 de março de 2023, o Observatório do Turismo Sustentável dos Açores, marcou presença no navio escola, para promover junto dos jovens navegantes, o projeto “CREATOUR AZORES”, apresentado pelo Professor Carlos Santos e fazendo-se acompanhar pelo projeto-piloto “Descobrir os Açores através da Fotografia”, projeto de turismo criativo sediado em Ponta Delgada, apresentado por Pedro Brum, autor e responsável do projeto. A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, também esteve presente neste evento, através da “DMO Açores”, entidade responsável pela gestão da Sustentabilidade do Destino Açores, a qual se fez representar pela Dra. Carolina Mendonça.
A pedido do Observatório do Turismo Sustentável dos Açores, os organizadores do festival “Walk&Talk” prepararam um programa criativo direcionado para os jovens navegantes. Este programa incluiu uma visita à “Vaga” (Espaço de Arte) e uma visita guiada à exposição patente “Animal Internet”, do artista Islandês Kolbeinn Hugi.
O OTA agradece a disponibilidade e abertura das entidades que se envolveram nesta iniciativa.