- Março 28, 2021
- Publicado por: jalves
- Categoria: Tendências no Turismo

De acordo com o Índice de Turismo Médico, que avalia a atratividade dos países para a realização de viagens por motivos médicos, a economia e a imagem pública de um país, os custos da saúde e a qualidade do atendimento são os principais fatores que impulsionam o crescimento do turismo médico num destino.
1º Canadá
O Canadá tem uma boa reputação por oferecer tratamentos médicos de qualidade, altamente especializados e instalações de saúde de primeira linha. Isto desencadeou um aumento no turismo médico internacional no país.
2º Singapura
Singapura vem em segundo lugar no Índice de Turismo Médico, alcançando a primeira posição no ranking de qualidade das instalações e serviços de saúde no país. Em 2019, mais de 500.000 turistas estrangeiros visitaram Singapura como resultado da sua oferta de serviços de saúde acessíveis e de qualidade. Singapura criou, recentemente, Centros de Atendimento ao Paciente Internacional (IPSCs) que atuam como agências de viagens médicas.
3º Japão
O Japão é classificado como um dos sistemas de saúde mais desenvolvidos do mundo, em todos os sentidos. Liderando os avanços recentes em tecnologia e medicina, o Japão continua a fornecer serviços de saúde de primeira linha para cidadãos e turistas estrangeiros.
4º Espanha
O país é classificado pelo Índice de Turismo Médico como o destino turístico médico de escolha na Europa, pois oferece aos pacientes estrangeiros excelentes serviços de saúde com uma bela experiência de viagem.
5º Reino Unido
O Reino Unido possui instituições médicas de renome, incluindo a London Orthopaedic Clinic, o Birmingham Children’s Hospital e o Cambridge Complex Orthopaedic Trauma Center, conhecido pelos seus serviços de saúde de alta qualidade. O custo também é um fator importante, que leva milhões de pacientes internacionais a optarem por tratamentos no Reino Unido.
6º Dubai
O Índice de Turismo Médico classificou o Dubai como o principal destino médico na região árabe, já que possui hospitais de classe mundial e médicos internacionais em várias especialidades. O Dubai recebe turistas à procura da oferta médica vindos, principalmente, da Ásia e dos países vizinhos árabes e do Golfo.
O Dubai lançou a Dubai Health Experience em 2018 para impulsionar a sua marca de turismo médico, fortalecendo as suas instalações de saúde e impulsionando a experiência do paciente, por meio de departamentos internacionais para pacientes.
7º Costa Rica
A Costa Rica está crescendo rapidamente como líder no mercado de turismo médico. Conhecida por ter excelentes atrações turísticas e preços competitivos, a Costa Rica recebe milhões de turistas por motivos médicos de países vizinhos, incluindo os EUA e o Canadá.
O CheTica Ranch localizado em San Jose oferece retiros exóticos de recuperação para viajantes de turismo médico que apreciam a recuperação num ambiente relaxante. O custo dos serviços de saúde na Costa Rica é cerca de 45% a 65% abaixo dos EUA.
8º Israel
Israel obteve uma alta classificação em termos de reputação internacional, experiência do paciente, qualidade da assistência médica e qualidade das instalações, pelo Índice de Turismo Médico.
O Centro Médico Sheba, conhecido pela sua excelência nos procedimentos cirúrgicos complexos, lançou uma divisão internacional de turismo médico que oferece serviços médicos a milhares de pacientes internacionais de todo o mundo, incluindo Rússia, Chipre, Geórgia e Estados Unidos.
9º Índia
A Índia é um dos principais participantes na indústria asiática do turismo médico. A Índia é um dos países mais visitados por questões de saúde, com uma política de vistos que facilita as viagens de turistas por motivos médicos. A política de visto médico permite que os pacientes permaneçam até 60 dias na Índia. Para além disso, o governo indiano lançou um portal de turismo médico para fornecer aos pacientes acesso à sua rede de instalações de saúde e uma lista de serviços médicos disponíveis no país. Este portal permite que os pacientes agendam as consultas e reservem outros serviços, incluindo alojamento e atividades recreativas.
https://www.magazine.medicaltourism.com/article/top-10-medical-tourism-destinations-world