- Fevereiro 12, 2021
- Publicado por: jalves
- Categoria: Tendências no Turismo

O passaporte ou certificado de vacinação é uma tendência que começa a surgir no mundo das viagens, traduzindo-se numa tentativa de retomar a atividade económica e turística sem pôr em causa a saúde pública, aliviando restrições a quem o apresente.
Foram vários os países que, no último mês, decidiram abrir fronteiras e permitir a livre circulação no território a quem tiver sido administrada a vacina contra a covid-19, incluindo Ilhas Seychelles, Estónia, Roménia e Islândia. O Chipre foi o primeiro país a anunciar a implementação da medida, mas só deverá entrar em vigor a partir de março.
Em outros países, onde se integram ainda a Geórgia e a Polónia, num mapa que parece expandir-se a cada semana, a medida tem efeitos imediatos. Os viajantes internacionais que apresentem um documento comprovativo da toma da segunda dose da vacina, administrada pelo menos duas semanas antes da chegada ao país (o número exato de dias pode diferir de país para país), poderão pisar solo nacional e “furar” as medidas de contingência impostas aos restantes visitantes, incluindo períodos de quarentena e apresentação de testes negativos à covid-19.
https://www.publico.pt/2021/02/12/fugas/noticia/paises-estao-abrir-turistas-vacinados-passaporte-vacinacao-1949453