CREATOUR Azores - Turning the Azores into a Creative Tourism Destination

O objetivo geral é desenvolver uma abordagem integrada e desenvolver uma agenda-piloto de investigação centrada no turismo criativo em regiões insulares, fortalecendo as ligações com outras regiões portuguesas onde este modelo já foi implementado através do projeto CREATOUR.

Para além disso, o CREATOUR Azores pretende reforçar o conhecimento sobre segmentos de mercado específicos que poderão ter maior interesse nos produtos de turismo criativo que a Região pode oferecer (caracterização do perfil e match com a oferta do destino) desenvolvendo esforços na definição dos canais mais adequados para comunicar esta oferta diferenciadora. Atendendo à localização e às características intrínsecas dos Açores, existe um potencial muito elevado para o desenvolvimento de produtos turísticos diferenciadores.

Ficha técnica do projeto

Designação do projeto: CREATOUR Azores – Turning the Azores into a Creative Tourism Destination
Código do projeto: ACORES-01-0145-FEDER-000127
Objetivo principal: O objetivo geral é desenvolver uma abordagem integrada e desenvolver uma agenda-piloto de investigação centrada no turismo criativo em regiões insulares, fortalecendo as ligações com outras regiões portuguesas onde este modelo já foi implementado através do projeto CREATOUR.
Objetivo específico: Aumentar a Produção Científica de Qualidade e Orientada para a Especialização Inteligente
Entidade beneficiária: Observatório do Turismo dos Açores, em co-promoção com a Universidade dos Açores e a Fundação Gaspar Frutuoso
Custo total elegível: 179.956,69€
Apoio financeiro da União Europeia: 152.963,19€
Descrição: O principal objetivo do projeto CREATOUR Azores é complementar a agenda de investigação aplicada ao turismo criativo que está a ser desenvolvida nas regiões continentais com as especificidades do território insular dos Açores. Com esta abordagem, quer o projeto CREATOUR, quer o projeto CREATOUR Azores apresentam claras vantagens. O primeiro porque passa a incluir uma dimensão até então não explorada (a dimensão da realidade arquipelágica) e o segundo porque consegue aplicar a investigação e a metodologia já desenvolvida e implementada pelo projeto CREATOUR numa ótica de gestão eficiente dos recursos.
A implementação do projeto CREATOUR Azores servirá de base à identificação, desenvolvimento, e readaptação de um conjunto de iniciativas ligadas ao turismo criativo e poderá também se constituir como uma boa prática do setor do turismo no que diz respeito ao fomento de estratégias colaborativas alargadas a outros setores ou atividades económicas.

Atividades a decorrer

Observatório do Turismo dos Açores