- Fevereiro 24, 2021
- Publicado por: jalves
- Categoria: Tendências no Turismo

Segundo o Turismo de Portugal, em 2019, a Alemanha é o 2.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, e o maior da Europa, tendo gerado 109 milhões de viagens em 2018 (+17,5% face ao ano anterior), o que representou uma quota de 6,9%.
Em termos de gastos turísticos no estrangeiro, o mercado alemão ocupou a 3.º posição mundial (104 mil milhões USD) e o 1.º na Europa.
De acordo com a GlobalData, as viagens rodoviárias constituem o principal meio de transporte usado pelos alemães que vão para o exterior, para destinos de proximidade (Áustria, França, Itália, Holanda, Dinamarca e Polónia) facilmente acessíveis de carro. Seguem-se as viagens aéreas.
O lazer constitui a principal motivação das visitas dos alemães ao exterior, respondendo por 72,5% das partidas internacionais com origem na Alemanha (GlobalData). Em 2019, os turistas germânicos passaram em média 8,9 dias por viagem ao estrangeiro, (GlobalData).
O transporte e alojamento representaram aproximadamente 43% de todas os gastos dos alemães efetuados no exterior (GlobalData).
É um mercado de 83,1 milhões de habitantes que se posiciona como o 2.º maior mercado da procura externa para Portugal, aferido pelo indicador dormidas e o 4.º mercado quando avaliado pelo indicador hóspede. O mercado foi responsável por 1,5 milhões de hóspedes, 5,9 milhões de dormidas, com decréscimos face ao ano anterior.
- Destaca-se como o 3.º mercado em receitas turísticas com um valor de 1.983,3 milhões € (quota de 10,8%)
- No transporte aéreo, registo de 6,2 milhões de lugares disponíveis vs. 2,6 milhões desembarcados, em 2019. As companhias aéreas, TAP, Ryanair e Lufthansa são responsáveis por 77,3% do tráfego aéreo total entre Portugal e Alemanha.
- Cerca de 32,4% da operação tem origem na cidade de Frankfurt e 15,1% na cidade de Munique.
https://travelbi.turismodeportugal.pt/pt-PT/mercados/Paginas/gr.aspx