- Março 29, 2021
- Publicado por: jalves
- Categoria: Tendências no Turismo

O sector da saúde é um sector de destaque e em rápido crescimento em Portugal, que tem experimentado uma evolução notável nas últimas duas décadas.
Portugal tem um sistema de saúde de alta qualidade, com excelentes profissionais e modernamente equipados. Essa qualidade é avaliada regularmente por uma organização reguladora nacional independente, e há um número crescente de hospitais alcançando acreditação internacional. E, a última prova da qualidade do sistema de saúde português consiste nos indicadores de saúde do país, com elevados níveis.
Portugal possui também um ecossistema de Investigação e Desenvolvimento vibrante e inovador, caracterizado pela presença de instituições e cientistas de craveira mundial, em áreas como as neurociências, cancro, imunologia, medicina regenerativa, bem como núcleos de ponta instalações e mão-de-obra altamente qualificada.
Portugal é reconhecido internacionalmente como um fornecedor de alta qualidade de produtos e serviços de saúde (por exemplo, produtos farmacêuticos, dispositivos médicos e outras tecnologias médicas), e as empresas portuguesas há muito, e cada vez mais, exportam para mercados altamente exigentes como a Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Bélgica e EUA.
Face a esta realidade, a par da competitividade de custos e outras condições de contexto alargado, Portugal é um destino atrativo para o turismo médico, bem como um país competitivo para investir e realizar I&D em ensaios clínicos.
Em 2019, o Turismo de Portugal, o Health Cluster (HCP), a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e a APHP – Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, tomaram a iniciativa de celebrar um protocolo que permite impulsionar o reconhecimento e a notoriedade internacional da oferta portuguesa e apoiar a sua colocação nos mercados externos. Sendo reconhecido que o Turismo Médico em Portugal tem potencial para gerar um volume de negócios superior a 100 milhões de euros/ ano, que Portugal tem boas condições para se afirmar internacionalmente no âmbito deste mercado, e que a Saúde é um ativo emergente na estratégia Turismo 2027 e um polo de desenvolvimento do país.
http://www.medicaltourisminportugal.com/pt/ http://www.turismodeportugal.pt/pt/Noticias/Paginas/turismo-de-portugal-aicep-health-cluster-portugal-aphp-promovem-turismo-medico-em-portugal.aspx