Vetores de atuação estratégica

O Observatório do Turismo dos Açores (OTA) é uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 2006 com o objetivo de promover a análise, a divulgação e o acompanhamento da atividade turística, de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável do turismo na R.A.A.

Como a missão do OTA é muito vasta, torna-se fundamental adotar uma filosofia de atuação estratégica, que permita delimitar com precisão as ações mais importantes a desenvolver. Tendo em consideração estas preocupações, o OTA definiu os seguintes vetores de atuação estratégica:

Observar para Monitorizar

Observar as necessidades de informação estatística, para construir um sistema próprio de produção estatística na área do turismo, onde se incluem análises de inquéritos de opinião sobre o turismo nos Açores, numa aproximação baseada no conhecimento da procura.

Observar para Estudar

Observar as necessidades de conhecimento aprofundado do turismo regional, de modo a produzir estudos científicos e técnicos sobre a realidade turística na Região, assumindo, assim, o seu papel de organismo incentivador, produtor e divulgador dessa investigação teórica e aplicada a nível regional.

Observar para Informar

Observar as necessidades de informação sobre a atividade turística na Região, para criar e desenvolver níveis adequados de transmissão da informação relevante, em tempo útil, aos agentes que operam no sector do turismo da RAA.

Observar para Formar

Observar o mercado de trabalho do sector do turismo da RAA, de modo a contribuir para a formação e qualificação profissional de todos os agentes que nele intervêm e fomentar a cultura turística da população açoriana.

Observar para Aconselhar

Observar as políticas regionais com impactos no setor do turismo, para exercer as funções de Conselho Consultivo para o turismo, de todas as entidades públicas da Região com responsabilidades nesse domínio, promovendo a avaliação das políticas turísticas o aconselhamento na elaboração de novas políticas, capazes de contribuir para o crescimento sustentável do turismo na Região, ou seja, para o crescimento das atividades turísticas, simultaneamente em termos económicos, sociais e ambientais.

Como podemos ajudar?

Caso tenha alguma dúvida, questão ou sugestão, entre em contato conosco, preenchendo o nosso formulário.

A nossa visão é tornar o OTA num pólo agregador de excelência de informação e monitorização de atividade turística dos Açores, contribuindo para a tomada de decisão assente no conhecimento.

Carlos Santos
Presidente da Direção, OTA